sábado, 13 de julho de 2013

DOR DE GARGANTA - COMO TRATAR COM RECEITINHAS CASEIRAS

DOR DE GARGANTA - COMO TRATAR COM RECEITINHAS CASEIRAS

É comum em dias de clima mais frio como no outono ou inverno, a dor de garganta atacar, causando um enorme incomodo para falar, comer ou beber, e dependendo do grau da inflamação a dor pode ser insuportável, ainda mais quando vem acompanhada de febre. Entretanto esses sintomas podem nos atingir não apenas nesses períodos frios, mas também em épocas quentes.

No meu caso para piorar, na cidade onde moro o período de inverno vem acompanhado do ar seco, que também é um vilão para a garganta, fazendo com que ela fique bem mais irritada, ainda mais quando se respira pela boca durante o sono. Além de beber pelo menos 2 litros de água por dia para manter a garganta sempre umedecida, é preciso tomar cuidado redobrado com ela, até para prevenir sintomas piores.

Geralmente a dor de garganta é tratada com antibióticos fortes, que muitas vezes causam efeitos colaterais, mas existem também medidas caseiras que podem ser adotadas com a intenção de aliviar a dor ocasionada pela infecção e até mesmo sarar a inflamação na garganta.

Mas afinal o que é irritação na garganta e qual a duração da infecção?

É uma inflamação, normalmente causada por refluxo, nariz entupido ou poeira que entrou na garganta. Os sintomas são coceira, secura e sensação de que algo arranha.

Para não virar infecção, desobstrua o nariz, lave-o com soro fisiológico e beba bastante água. Quando é viral, permanece entre três e quatro dias. Já a infecção bacteriana dura mais e é o uso de antibióticos que diminui o ciclo.

Mitos e verdades sobre a dor de garganta

Ela pode evoluir para conjuntivite? Verdade. Os micro-organismos que atacam a faringe não têm preconceito: eles afetam qualquer mucosa, inclusive a dos olhos. Por isso, quando estiver doente, não ponha as mãos na boca e, depois, perto das pálpebras.

Tomar sorvete causa dor? Mito. No máximo, alimentos e bebidas geladas constringem os vasos, dificultando a chegada de células de defesa. Isso, todavia, não gera irritação por si só.

Beber água ajuda a prevenir e a tratar o desconforto? Verdade. O tal muco é composto de 95% de H20. Na falta de líquido, essa barreira natural se torna espessa e, portanto, menos eficaz. Está aí outro argumento para não ficar com sede.

Gargarejo com água morna, sal e vinagre combate os micro-organismos? Mito. Misturas como essa alteram o pH da garganta. Como é sensível à acidez, ela pode até se irritar com o enxágue, o que só serve para piorar a infecção.

Dor de garganta não é contagiosa? Mito. Como geralmente decorre de vírus ou bactérias, que transitam de uma pessoa a outra pelo ar ou por um aperto de mãos, ela pode passar, sim. (fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/dor-garganta-principais-inflamacoes-como-cura-las-630005.shtml)

São inúmeras receitas caseiras para a garganta inflamada, e que também são ótimas aliadas para as pessoas que não gostam de tomar remédio, ou até para aquelas que antes de tomar medidas químicas, preferem algo mais natural e de fácil preparo.

Pensando nisso separei algumas receitinhas de chás, excelentes, para desinflamar a garganta, principalmente se tomados na hora de ir para cama e se utilizados no início da inflamação.

Os melhores ingredientes são o gengibre, o limão, a romã, o cravo, a canela, o mel e a maçã, pois eles agem diretamente na garganta.


Maçã com mel: Quem está com a garganta inflamada deve evitar consumir líquidos gelados ou muito quentes. Para aliviar a dor, fatie uma maçã, cubra com mel e deixe descansando por 3 minutos. A fruta reduz a inflamação local enquanto o mel tem ação lubrificante e calmante. Coma cerca de 2 unidades por dia.

Gengibre: Trata gripe, dor de garganta e má digestão. Ajuda a aliviar amigdalite, gripes, resfriados, gases, cólicas e dores musculares. Deve ser preparado como chá por infusão. Beba de manhã, à tarde e à noite. 

Atenção: não é indicado para mulheres com menos de 3 meses de gravidez.


Chá levanta defunto com limão, gengibre e mel


Para 2 xícaras:
1 limão (lave o limão e descasque, reserve a casca);
1 colher de chá generosa de gengibre ralado (lave, descasque, seque, congele e rale) ou um pedaço de 5cm descascado e picado;
2 xícaras de água; 
1 colher de sopa de mel.
Levar ao fogo médio a casca do limão, a água e o gengibre, quando começar a ferver conte 13 minutos, após esse tempo desligue o fogo e cubra a panela deixando o líquido descansar por 2 minutos, nesse tempo esprema o limão numa xícara então acrescente o chá já coado por cima e a colher de mel para adoçar, sirva ainda quente.

Chá de Gengibre, Limão, Cravo e Canela


Ingredientes:
2 colheres de gengibre ralado;
1 rodela de limão generosa sem casca;
4 colheres de açúcar;
1,5 litros de água;
Cravo e canela à gosto.
Preparo: Coloque o açúcar para caramelizar em fogo baixo com os outros ingredientes. Depois adicione a água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e bebe ainda quente.

Aposte em outra receitinha de chá
Ingredientes:
1 litro de água;
3 colheres de sopa de menta;
8 cravos da índia.
Preparo: Ferva a água, adicione a menta, os cravos e aguarde 5 minutos, então passe em uma peneira. O ideal é beber o chá morno.

Os cravos atuam como bactericida auxiliando no processo de desinflamação. O chá proporciona bem estar, a medida que a menta confere uma sensação de frescor à garganta aliviando a dor.

O gargarejo também é utilizado como forma de tratamento caseiro para garganta inflamada.

Chá de Romã


Ingredientes:
1 romã;
1,5 Litros de água.
Modo de fazer:
Corte a romã ao meio e ferva com água por 15 minutos. Coloque um prato ou uma tampa sobre o recipiente até que o chá esfrie. Faça gargarejos com a mistura 3 vezes ao dia.

A romã também pode ser usada para prevenir dores de garganta. Corte-a ao meio e tire o seu recheio, deixando a casca secar. Guarde essa casca para ser usada em um chá nas épocas mais propícias do aparecimento da gripe. Não use açúcar ou adoçante na receita para não cortar o efeito dos ingredientes.

Vamos conferir outra receita:
Ingredientes:
1 cebola;
3 limões;
10 g de orégano;
1L de água.
Preparo: ferva a água, adicione a cebola e o orégano, deixe ferver por 7min e desligue o fogo. Coe a água e esprema três limões. Faça gargarejo duas vezes ao dia, de preferência ao acordar e antes de dormir, que são os horários mais doloridos e incômodos da inflamação na garganta.

Essas medidas fáceis e práticas auxiliam na desinflamação e dor da garganta e melhor, não causam efeitos colaterais, porém o tratamento caseiro pode não ser suficiente para a cura, então o recomendado é que o doente procure um médico e siga suas orientação, para que a inflamação não se agrave.



Nenhum comentário:

Postar um comentário