sábado, 15 de junho de 2013

SALADA DE BERINJELA

SALADA DE BERINJELA
Essa receita foi feita com base em outra receita:

A maneira de fazer essa salada é bem parecida com a forma de fazer o antepasto à italiana, entretanto o resultado é outro, principalmente pelo tempo de forno que aqui é bem menor. No antepasto como o volume reduz bastante, o vinagre se evapora totalmente sobrando apenas o azeite. Já a salada ao ser retirada do forno terá um volume maior e ainda conterá certa quantidade do vinagre.

Rende 10 porções

Ingredientes

2 berinjelas grandes (bem higienizadas e cortadas em tiras do tamanho de um dedo e depois picadas em quadradinhos);
1 pimentão amarelo médio (cortado da mesma maneira das berinjelas);
1 pimentão vermelho médio (cortado da mesma maneira das berinjelas);
1 pimentão verde médio (cortado da mesma maneira das berinjelas);
3 cebolas médias descascadas e cortadas em seis partes (não precisa se preocupar com a precisão do corte, ficam meio grosseiras mesmo);
1 maço de manjericão fresco (só as folhinhas);
1 xícara (chá) de vinagre branco;
1 xícara (chá) de azeite de oliva;
1 xícara rasa de azeitonas verdes fatiadas;
1 xícara rasa de cogumelos fatiados;
1 xícara rasa de uvas passas pretas sem sementes (se preferir usar as brancas use azeitonas pretas para dar um contraste de cor no prato);
1 colher de sopa de orégano (pode ser o desidratado, mas quem preferir pode por salsa fresca ou desidratada);
Sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer

Deixe as berinjelas, já cortadas, numa mistura de água com um pouco de sal (+- 1 colher de sopa rasa) e ¼ de xícara de vinagre, por volta de 10min, enquanto corta os demais legumes. Então escorra bem as berinjelas e coloque-as numa assadeira ou um refratário juntamente com os pimentões e as cebolas que foram cortados. Junte metade do maço de manjericão e tempere com sal (+- 1 colher de chá rasa), então acrescente a xícara de vinagre e apenas 1/4 da xícara do azeite de oliva.

Leve ao forno médio preaquecido e após 15 min de cozimento retire e misture bem com uma colher. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 min. Se tiver duvidas sobre o tempo de cozimento, já que cada forno tem seu tempo, teste o ponto espetando as berinjelas e pimentões com um garfo, elas devem estar macias e no fundo da assadeira ainda haverá um pouco de vinagre.


Depois dos últimos 15 min. retire novamente a assadeira do forno e acrescente as passas, as azeitonas, os cogumelos, o restante do azeite e o orégano, misture bem e acerte o sal, se necessário, e leve ao forno por mais 10 min.


Por fim dos 10 min, retire do forno a assadeira e passe a salada para um recipiente com tampa (de preferência de vidro). O restante das folhinhas de manjericão pode ser acrescentado agora ou somente no momento de servir. Deixe descansar pelo menos uma noite na geladeira antes de servir.


Você pode servir essa salada com pão Sírio/Pita no estilo canapés, e também acompanhada da pasta de grão de bico, mais conhecida como Homus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário