quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CALDO VERDE



Rende 10 porções
Ingredientes:


Ø 6 batatas ou 1 pacote de purê de batata instantâneo de 180g (facilmente encontrado em supermercados);
Ø 9 xícaras de água;
Ø 1 cebola média picada;
Ø 1 tabletes de caldo de legumes (opcional);
Ø 3 dentes de alho amassados (reserve um);
Ø 1 linguiça calabresa cortada em rodelas e sem a pele (as rodelas devem ter 0,5 cm. Não esqueça de tirar as "peles" da calabresa, é muito importante. Sem essa "pelinha" é mais fácil cortar com a colher, se desejar, na hora de degustar. Pra tirar a "pele", faça um corte do início ao fim da calabresa e puxe, ela sai facilmente);
Ø 1 linguiça de paio pequena cortada em rodelas e sem a pele;
Ø 150 gr de bacon cortado em cubinhos;
Ø 2 colheres de sopa de azeite;
Ø 1 maço de couve manteiga picada (Tire os talinhos do couve, lave bem as folhas, enrole-as como um rocambole e com uma faca bem afiada, vá cortando as tirinhas, finas);
Ø Sal e pimenta a gosto.

Preparo:

1. Corte as batatas em cubos e coloque para cozinharem sem nenhum tempero, apenas o tablete de caldo de legumes, numa panela com água que as cubra, depois de molinhas escorra a água do cozimento, sem jogar fora, então reserve os dois.

2. Em outra panela, frite o bacon no próprio óleo que ele vai liberar, até ficar dourado, não acrescente mais nenhum outro óleo, escorra o óleo da fritura e o coloque sob um papel toalha para secar a gordura e reserve.

3. Refogue a cebola no azeite até ficar transparentes, então acrescente os 2 dentes de alho e continue fritando até dourarem, em seguida acrescente o bacon reservado, a linguiça e o paio e frite até as linguiças dourarem e reserve na própria panela.

4. Bata as batatas no liquidificador com o caldo do seu cozimento, deixando a textura do purê a seu gosto, se mais líquido, coloque mais água, se mais pastoso, coloque menos água, então na panela onde se refogou a cebola e o alho acrescente todo o purê batido.

5. Se for fazer com o purê instantâneo, em vez das batatas processadas, coloque na panela com os outros ingredientes as 9 xícaras de água e deixe ferver, então aos poucos vá acrescentando o pó e mexendo para não empelotar.

A quantidade do pó que for colocado é que vai definir a textura do seu caldo, se pastoso ou mais ralo. Se você preferir mais fino, coloque 1/3 do pacote, se mais pastoso 2/3, mas se por acaso você errar na quantidade colocando a mais, é só acrescentar mais 1 xícara de água, em seguida acrescente a couve como descrito no passo 6 abaixo. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos aí sim acerte o sal e a pimenta e sirva em seguida.

6. Em outra panela, dê uma fervura de 3 minutos na couve já picada, escorra a água e refogue a couve com o último dente de alho amassado e um fiozinho de azeite, até que fique verdinho e visivelmente mais mole. Em seguida acrescente a couve ao caldo e mexa bem, acerte o sal e a pimenta se quiser, então deixe ferver em fogo baixo e sirva em seguida.



Dica: coloque queijo ralado, pode ser parmesão ou mussarela em cima na hora de comer, fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário