segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Receita de requeijão caseiro com leite de inhame




Há um tempo já não faço essa receita. Essa semana senti vontade de degustar algo mais saudável e diferente. Valeu a pena, porque esse requeijão não é só saudável, mas também gostoso. Então vamos a receita!

Ingredientes:
1 colher de chá de gelatina em pó incolor e sem sabor;
1 xícara de leite (pode ser de soja ou qualquer outro, gosto do de inhame*)
1 xícara de chá de ricota ou tofu
1 colher de sopa de margarina ou manteiga ou azeite
1 colher de chá de sal
cebola, salsa e orégano desidratados à gosto (daqueles comprados em saquinhos)

Preparo:
Dissolver a gelatina no leite frio e depois aquecer a mistura em banho maria. Bata no liquidificador a ricota, a margarina, os temperos desidratados e o sal, acrescente o leite já misturado e bata um pouco mais até que fique em ponto de chantili  Coloque em um pote e leve a geladeira até firmar, então sirva geladinho.


* Leite de inhame:

Cozinhe um inhame (só com água) de tamanho médio com a casca (dê uma lavada antes), depois de cozido descasque e bata com 1 ou 2 xícaras de água filtrada e vá observando o ponto, de acordo com a textura que mais te agrada,  então coe em um pano de algodão, agora está pronto para ser usado na receita do requeijão.


O sabor do leite de inhame não interfere no sabor da receita, além de ser muito nutritivo. O inhame é depurativo, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico. Rico em amido e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol. Auxilia na digestão e na fermentação do bolo alimentar, portanto no funcionamento dos intestinos.


Fonte de Betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro. Os médicos orientais recomendam a sua ingestão para fortificar os gânglios linfáticos. Na Índia o sistema médico indica esse tubérculo para restaurar as defesas orgânicas, principalmente como recurso para combater infecções e tumores.

OBS: Fica um alerta, o inhame pode ser consumido crú também, contudo observe, porque para algumas pessoas sensíveis pode acontecer de terem reação alérgica como sensação de pinicamento na pele ou coceira na boca por conta do ácido oxálico que ele contém e que é perdido quando cozido, por via das dúvidas eu prefiro cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário